Viseu: Entre Deus e os Homens |
ENTRE DEUS E OS HOMENS: EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA
Alicerçada na reconhecimento de que o património constitui a expressão da fé das várias gerações de fiéis que ao longo dos séculos recorreram aos artistas para corporizarem não só a beleza material, mas essencialmente a beleza da mensagem proposta pela Palavra de Deus, esta exposição pretende ser um testemunho de uma Igreja viva, que acolhe a Palavra e a vive em acção e presença, a anuncia como caminho da salvação, constituindo a arte uma forma privilegiada de anúncio e de caminho com o Ressuscitado. O património participa da dinâmica de relações, de sentimentos e de pensamentos que se estabelecem entre Deus e os homens. Deus revela-se através da beleza da arte, da função e do significado assumido por cada objecto utilizado na Igreja, a arte constitui uma manifestação do amor, da caridade, da proposta de salvação de Deus para a humanidade. Em simultâneo, a arte aproxima os homens de Deus, é caminho, através dela os homens compreendem e vivem a Palavra de Deus. Ela faz parte da espiritualidade vivida das comunidades da Igreja de Viseu. As 170 peças presentes na exposição são representativas do universo do património religioso da diocese de Viseu. Apresentam-se obras de materiais e tipologias diferenciadas (escultura, pintura, ourivesaria, paramentaria, talha, etc), do século XIV ao XXI, umas de maior qualidade artística e outras reveladoras de execuções mais ingénuas e populares, mas todas manifestações da verdade e da beleza da Igreja, do crer e viver a fé das comunidades. Locais da exposição INFORMAÇÃO - Prolongamento de 18 de Fevereiro a 18 de Abril: Tendo encerrado o núcleo do Museu Grão Vasco, a exposição mantém-se nos Museus da Misericórdia e Almeida Moreira até ao dia 18 de Abril. Contactos Alicerçada na reconhecimento de que o património constitui a expressão da fé das várias gerações de fiéis que ao longo dos séculos recorreram aos artistas para corporizarem não só a beleza material, mas essencialmente a beleza da mensagem proposta pela Palavra de Deus, esta exposição pretende ser um testemunho de uma Igreja viva, que acolhe a Palavra e a vive em acção e presença, a anuncia como caminho da salvação, constituindo a arte uma forma privilegiada de anúncio e de caminho com o Ressuscitado.
O património participa da dinâmica de relações, de sentimentos e de pensamentos que se estabelecem entre Deus e os homens. Deus revela-se através da beleza da arte, da função e do significado assumido por cada objecto utilizado na Igreja, a arte constitui uma manifestação do amor, da caridade, da proposta de salvação de Deus para a humanidade. Em simultâneo, a arte aproxima os homens de Deus, é caminho, através dela os homens compreendem e vivem a Palavra de Deus. Ela faz parte da espiritualidade vivida das comunidades da Igreja de Viseu.
As 170 peças presentes na exposição são representativas do universo do património religioso da diocese de Viseu. Apresentam-se obras de materiais e tipologias diferenciadas (escultura, pintura, ourivesaria, paramentaria, talha, etc), do século XIV ao XXI, umas de maior qualidade artística e outras reveladoras de execuções mais ingénuas e populares, mas todas manifestações da verdade e da beleza da Igreja, do crer e viver a fé das comunidades.
Organização: Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu Contactos: t. 232 423 338 |