Instituições e Delegados
» Diocese do Algarve
Carlos Manuel Patrício de Aquino, natural de Vila Real de Santo António, onde nasceu a 27 de Maio de 1969, é presbítero da Diocese do Algarve desde 29 de Junho de 1998. Fez os estudos teológicos no Instituto Superior de Teologia de Évora, onde é docente, e obteve o grau de licenciado no Instituto de Santo Anselmo em Roma, na área de Liturgia. Exerceu o ministério sacerdotal no Seminário de Faro e em diversas Paróquias, sendo actualmente pároco de Silves. É responsável pelo Departamento Diocesano de Liturgia, Arte Sacra e Bens Culturais.

» Diocese de angra
Hélder Manuel Fonseca Mendes, nascido em Angra do Heroísmo, em 1964, é presbítero da Diocese de Angra. É licenciado em Teologia Pastoral pelo Instituto Superior de Pastoral de Madrid e doutorado em Teologia, especialidade de Teologia Prática, pela Pontifícia Universidade de Salamanca. É docente de Teologia Pastoral nos Açores e investigador integrado do Centro de Estudos de Religiões e Culturas da Universidade Católica Portuguesa. É Vigário Geral da Diocese de Angra e Ilhas dos Açores.

» DIOCESE DE AVEIRO
João Paulo Soares Henriques, nascido a 4 de Fevereiro de 1981, na freguesia de Beduído, concelho de Estarreja, é presbítero da Diocese de Aveiro, tendo sido ordenado a 9 de Julho de 2006, na Sé de Aveiro. É licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (2007). Foi vigário paroquial da Glória – Sé de Aveiro (2006-2007), e é director do Pré-Seminário Diocesano de Aveiro, integrando igualmente a equipa formadora do Seminário de Santa Joana Princesa de Aveiro.

» DIOCESE DE BEJA
Sara Fonseca é licenciada em Conservação e Restauro e tem o Mestrado em Conservação e Restauro de Pintura. É vogal do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja desde 1991.

» ARQUIDIOCESE DE BRAGA
Miguel Augusto Freitas Teixeira, nascido em 1976, é presbítero da Arquidiocese de Braga desde 2001.

» DIOCESE DE BRAGANÇA-MIRANDA
Carlos Prada de Oliveira, natural de Argozelo, concelho de Vimioso, nasceu em 23 de Agosto de 1965. É licenciado em História pela Universidade Autónoma de Lisboa “Luís de Camões” (1988), mestre em História da Populações pela Universidade do Minho (2006). Professor do ensino básico e secundário desde 1988, é director do Arquivo da Diocese de Bragança-Miranda desde 1992, membro do Conselho de Redacção da revista Brigantia desde 1992 e director da revista Ilgvselo desde 2000.

» DIOCESE DE COIMBRA
José Eduardo Reis Coutinho, presbítero da Diocese de Coimbra desde 1988, é secretário do bispo de Coimbra, arquivista da cúria diocesana, mestre de cerimónias na catedral e coordenador do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Coimbra.

» ARQUIDIOCESE DE ÉVORA
António Fernando Marques, presbítero da Arquidiocese de Évora, em cujo Seminário Maior concluiu o curso de Teologia, em 1962, é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (1975), e tem Mestrado em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico pela Universidade de Évora (1999). É cónego da Sé de Évora desde 2000, pároco de Granja (Mourão), Torre Coelheiros, Nossa Senhora da Tourega e S. Mamede (Évora), presidiu às Comissões Diocesanas de Arte Sacra e dos Bens Culturais da Igreja (1998-2000), sendo actualmente responsável pela Comissão Arquidiocesana dos Bens Culturais da Igreja.

» DIOCESE DO FUNCHAL
Carlos Duarte Lino Nunes, presbítero da Diocese do Funchal desde 1995, é cónego da Sé do Funchal, secretário episcopal, director espiritual do Seminário Diocesano e vigário episcopal para o património.

» DIOCESE DA GUARDA
Francisco Inácio Fernandes Vilar, é presbítero da diocese da Guarda desde 1966. Entre outras funções pastorais, é arcipestre de Almeida e membro da Comissão Diocesana de Arte Sacra.

» DIOCESE DE LAMEGO
Hermínio Manuel Lopes, presbítero da diocese de Lamego desde 2004, é membro da Comissão de Arte Sacra e do Património Cultural Religioso da Diocese de Lamego.

» DIOCESE DE LEIRIA-FÁTIMA
Manuel Armindo Pereira Janeiro, nascido a 7 de Abril de 1965 e natural de Freixianda, concelho de Ourém, é presbítero da Diocese de Leiria-Fátima desde 1990. Especializou-se em Teologia Fundamental, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde fez estudos preparatórios para o doutoramento (1997-2000). Foi director da Escola de Formação Teológica de Leigos e responsável pela criação do Centro de Formação e Cultura (2000-2005). Foi membro da Direcção do Centro de Património da Estremadura; Comissário de cinco exposições de Arte Sacra e Secretário de cinco Congressos. Tem algumas conferências e textos publicados; criou três projectos editoriais (Arte e Património; Formação e Cultura; 90 Anos), com mais de duas dezenas de títulos publicados. É director do Departamento do Património Cultural, secretário do Conselho Presbiteral e Reitor do Seminário de Leiria, desde 2005.

» PATRIARCADO DE LISBOA
António Pedro Boto de Oliveira, nascido a 5 de Fevereiro de 1971 e natural de Lisboa, é presbítero do Patriarcado de Lisboa. É licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (1995), tem o Mestrado em Teologia Sistemática pela mesma faculdade (1999) e o Corso Superiore per i Beni Culturali della Chiesa pela Pontificia Università Gregoriana, de Roma (2005). Entre outras funções pastorais na diocese, onde é pároco de Santa Catarina do Monte Sinai e das Mercês, em Lisboa, é o Director do Centro Cultural do Patriarcado de Lisboa.

» DIOCESE DE PORTALEGRE-CASTELO BRANCO
João Pires Coelho, nascido a 5 de Fevereiro de 1944 e natural do Sardoal, é presbítero da Diocese de Portalegre-Castelo Branco desde 9 de Julho de 1967. Entre variadas funções pastorais, nomeadamente a passagem por variadas Paróquias, foi membro do Conselho Presbiteral (1995-1998 e 2004-2007) e dirigiu diferentes Secretariados Diocesanos (Missões e Mobilidade, Migrações e Turismo, Catequese, Comunicações Sociais). Fez o I Curso de Técnicos Adjuntos de Arquivo – Variante de Arquivos Religiosos, na Universidade Católica Portuguesa, com estágio no Arquivo Histórico do Patriarcado de Lisboa (2000), tendo sido nomeado Arquivista da Diocese e encarregado da Biblioteca do Paço Episcopal.

» DIOCESE DO PORTO
Manuel José Dias Amorim, natural de S. Roque (Oliveira de Azeméis), é presbítero da Diocese do Porto. Frequentou o Conservatório de Música do Porto, onde concluiu o Curso de Música em 1970. Fez serviço militar como capelão em Angola. Em 1975, foi nomeado para o Serviço Diocesano de Música Litúrgica, de que é membro desde 1982 e onde, actualmente, exerce as suas principais funções, na coordenação e animação dos três sectores: Liturgia Pastoral, Música Sacra e Litúrgica, Arte Sacra e Litúrgica e Património Cultural da Igreja. Foi redactor da Revista de Música “Boletim de Música Litúrgica”. É professor na Escola diocesana de Ministérios Litúrgicos do Porto, regendo as cadeiras de Arte e Liturgia, Cinética e expressão corporal litúrgica. É vice-presidente do Coro da Sé Catedral do Porto, Director do Departamento dos Bens Culturais da Igreja, membro da Comissão de Infra-estruturas, do Conselho Presbiteral e auxiliar do Reitor da Igreja da Lapa.

» DIOCESE DE SANTARÉM
Joaquim Augusto Nunes Ganhão, nascido a 23 de Abril de 1968, é presbítero da Diocese de Santarém, desde 16 de Julho de 1994. É licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, onde também fez a Pós-graduação em Teologia Pastoral. É licenciado em Sagrada Liturgia, pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Santa Anselmo, em Roma. Foi Secretário da Comissão Nacional de Música Sacra entre 1997-2000. Entre outras funções pastorais na diocese, é pároco do Divino Salvador-Sé, desde 2005, mestre das Celebrações Litúrgicas do Bispo Diocesano e presidente da Comissão Diocesana de Liturgia Música Sacra e da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja. No âmbito deste organismo é responsável pelo projecto de Inventário do Património das paróquias da Diocese de Santarém e membro da Comissão de peritos para o restauro do Património Organístico da Cidade de Santarém (2007-2009).

» DIOCESE DE SETÚBAL
José Augusto Pereira, natural de Vila Seca, freguesia de Pinheiro, concelho de Castro Daire, e nascido a 4 de Outubro de 1932, é presbítero da Diocese de Setúbal, tendo sido ordenado no Patriarcado de Lisboa em 15 de Agosto de 1957. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professor efectivo desde 1982, tendo-se aposentado em 2002. No âmbito do seu ministério, foi pároco em diferentes paróquias, tendo permanecido ligado à do Seixal de 1967 até 1992. De 1992 a 1995 foi director do Externato Frei luis de Sousa, de que é assistente espiritual desde 1995. É o responsável pela Comissão Diocesana de Arte Sacra desde 1991.

» Diocese DE VIANA DO CASTELO
Alfredo Domingues de Sousa, nascido em 1967 e natural da Cunha – Paredes de Coura, é presbítero da diocese de Viana do Castelo desde 1995. Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da UCP, em 1995, é mestre em Teologia Dogmática, pela Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia de Salamanca e em Orientação, Aconselhamento e Terapia Familiar, pelo Instituo Superior de Ciências da Família da mesma Universidade. É Vice-Presidente do Instituto Católico de Viana do Castelo e Pré-Seminário e vigário episcopal para a cultura e ensino.

» DIOCESE DE VILA REAL
Manuel José Veiga Silva Gonçalves, fez oCurso de Defesa Nacional, pelo Instituto de Defesa Nacional - Ministério da Defesa, tem Mestrado em História Moderna, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Pós-Graduação de Bibliotecário - Arquivista, pela Universidade de Coimbra. É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professor do Ensino Secundário de 1975 a 1983, foi assistente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de 1990 a 2003 e de 2006 a 2007. Dirige, desde 1984, o Arquivo Distrital de Vila Real.

» DIOCESE DE VISEU
Maria de Fátima Eusébio, é licenciada em História (variante História da Arte) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Frequentou o mestrado em História da Arte em Portugal na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, apresentando a tese Retábulos Joaninos no Concelho de Viseu. Doutorou-se pela mesma universidade no ano de 2006, com a tese A Talha Barroca na Diocese de Viseu. No ano de 2007 concluiu o Curso de Especialização em Ciências Documentais. Foi docente da Universidade Católica Portuguesa entre 1994 e 2008. Tem como campo preferencial de investigação a arte sacra, particularmente na área específica da talha dourada e policromada. Tem apresentado várias comunicações e publicado diversos estudos sobre a história e o património artístico, alguns dos quais referentes ao património da região de Viseu. É Coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu.

» DIOCESE DAS FORÇAS ARMADAS E DE SEGURANÇA
Pe. Jorge Manuel Lages Almeida, é presbítero da diocese de Setúbal, tendo sido ordenado em 1989. AO serviço da diocese das Forças Armadas e de Segurança, é actualmente capelão militar da Força Aérea (Base Aérea n.º 6, Campo de Tiro de Alcochete e Depósito Geral de Material de Guerra do Exército).

» ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS MUSEUS DA IGREJA CATÓLICA
José António Falcão, é licenciado em História da Arte e em Arquitectura, mestre em Museologia e doutorado em Arquitectura. Dirige desde 1984 o Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja. Conservador de Museus, tem desempenhado funções no Museu de Évora, no Museu Calouste Gulbenkian e na Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça. A sua actividade privilegia o estudo do património cultural, para cuja divulgação tem contribuído com o Comissariado de Exposições como “Entre o Céu e a Terra” (Prémio Prof. Reynaldo dos Santos, 2001) e “As Formas do Espírito”, tanto no país como no estrangeiro. Tem publicado cerca de uma centena de títulos, entre livros, artigos científicos e comunicações em congressos, a maioria dos quais dedicados à história da arte e da arquitectura. É Vogal do Conselho de Administração de Europæ Thesauri, organismo assessor da União Europeia.

» CENTRO DE ESTUDOS DE HISTORIA RELIGIOSA
Paulo Fontes, nasceu em 1959 em Lisboa. É licenciado e doutorado em História, professor auxiliar convidado na Faculdade de Ciências Humanas da UCP, investigador integrado do CEHR, da Faculdade de Teologia da mesma Universidade, onde exerce a função de secretário científico. Tem publicado sobre história da sociedade e do catolicismo português na época contemporânea, tendo colaborado no Dicionário e na História Religiosa de Portugal, obras dirigidas por Carlos A. Moreira Azevedo e editadas pelo Círculo de Leitores, em 2000-2002.

» CONFERÊNCIA DOS INSTITUTOS RELIGIOSOS DE PORTUGAL
Ir.ª Maria de Lourdes Rodrigues Barbosa, CONFHIC, representante do Presidente da Direcção.

» FEDERAÇÃO NACIONAL DE INSTITUTOS SECULARES
Maria de Fátima Castanheira Baptista, natural de Lardosa, concelho de Castelo Branco, é consagrada no Instituto Secular das Família Cooperadoras da Família. É licenciada em Ciências Religiosas pelo Instituto de Ciências Religiosas da Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma.Exerceu diversas responsabilidades no Instituto Secular das Cooperadoras da Família, de que foi coordenadora geral entre 1995 e 1999. Foi Vice-Presidente da Comissão Permanente do Conselho Nacional de Movimentos e Obras de Apostolado, de 1986 a 1991, Vice-Presidente da Obra de Santa Zita de 1991 a 1995, e Vice-Presidente da Federação Internacional das Associações Profissionais Cristãs de Auxiliares da Família, no mesmo período. Foi Notária Adjunta do Tribunal Eclesiástico do Patriarcado de Lisboa no Processo de Beatificação de Mons. Joaquim Alves Brás e do Padre Américo de Aguiar e Delegada Episcopal Adjunta no Processo de Maria da Conceição Frões Gil Ferrão de Pimentel Teixeira.

» UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS PORTUGUESAS
Joaquim Mariano Gargana Cabaço, nascido a 19 de Agosto de 1967, é licenciado em História – Universidade Lusíada – Lisboa, fez a especialização em Museologia e Restauro – UL e tem Pós-Graduação em História da Arte – UL. Integrou a Comissão Nacional para as Comemorações dos 500 Anos das Misericórdias Portuguesas (1999- 2000 -2001) e o Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (2000). Foi Presidente da Mesa da Assembleia-Geral (1999 a 2004) e Secretario da Mesa Administrativa (2005 a 2007) da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré – Nazaré. Desde 2003 exerce responsabilidades na União das Misericórdias Portuguesas, onde dirige o Departamento do Património Cultural. Foi Director Museu Reitor Luís Nézi (1995-2007), do Museu Municipal do Crato (1998-2009) e dirige a Casa Museu Padre Belo. É o responsável pela instalação e abertura ao público do Arquivo Histórico e Documental do Crato.

» conferência episcopal portuguesa: REPRESENTANTE de ARQUIVOS
Pedro Penteado, é mestre em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Director de Serviços de Arquivística e Apoio Técnico da Direcção-Geral de Arquivos (DGARQ) desde Junho de 2007. Foi Director de Serviços de Arquivística do ex-Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo (IAN/TT), desde Agosto de 2004 até Junho de 2007. É assistente convidado da Universidade Nova de Lisboa (UNL), do Mestrado em Ciências da Informação e da Documentação. É associado da BAD,membro do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR) da Universidade Católica Portuguesa, pertencendo ao seu Grupo de Trabalho de Arquivos Religiosos, e membro do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Coordenou projectos de intervenção arquivística e salvaguarda do património documental em várias organizações não governamentais do país. Foi autor do Projecto de gestão integrada da informação arquivística do Santuário de Fátima, tendo assumido a responsabilidade da sua coordenação em 2002. Representa a Conferência Episcopal Portuguesa no Conselho Nacional de Cultura, no domínio dos Arquivos.

» conferência episcopal portuguesa: REPRESENTANTE de MUSEUS
Gonçalo Cardoso, é licenciado em História - variante História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1994-1999) e possui Pós-graduação em Museologia e Património pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2005). Entrou no Museu de Arte Sacra e Etnologia em 2000 como Técnico Superior, desempenhando funções no serviço de inventário. Coordenou, mais tarde, exposições temporárias e acções do Serviço Educativo e de Animação. Em 2005 assumiu a direcção do Museu. É representante da Conferência Episcopal Portuguesa na secção dos Museus do Conselho Nacional de Cultura. É membro da direcção do CEPAE (Centro do Património da Estremadura) e do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima. É secretário da Direcção da Associação Portuguesa dos Museus da Igreja Católica.