Historial

A diocese de Setúbal, coincidindo praticamente com a região pastoral de Setúbal já formada no Patriarcado de Lisboa em 29 de Maio de 1966, foi criada pela Bula Studentes Nos, de 16 de Julho de 1975, do Papa Paulo VI.
Com uma população católica distribuída por 55 comunidades paroquiais agrupadas em 7 vigararias, tem aproximadamente uma superfície de 1.500 Km2 e uma população de 717.589 habitantes, abrangendo 9 concelhos: Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal e ainda três parcelas territoriais que integram a paróquia da comporta (freguesia da Comporta, uma parcela da freguesia de Santa Maria do Castelo, ambas pertencentes ao concelho de Alcácer do Sal; e Tróia, pertencente à freguesia de Carvalhal, concelho de Grândola).
Oriundos do território da diocese são o Beato Frei André de Setúbal, mártir do Ceilão, natural da cidade episcopal, o beato Manuel Rodrigues, um dos mártires do Brasil, e o Dr. Francisco Rodrigues da Cruz, o célebre padre Cruz, naturais de Alcochete, assim como o primeiro bispo do Brasil, Dom Pedro Fernandes Sardinha, natural de Setúbal.

 


© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados