DNBCI16 - Actividades |
ELENCO DAS ACTIVIDADES PROGRAMADAS
Convocatória a todas as paróquias da Diocese de Angra, com vista à exposição de uma imagem do seu espólio (preferencialmente o orago da Igreja). Apresentando uma pequena sinopse sobre a vida do representado, procura valorizar os aspectos relacionados com a história da obra e a devoção na paróquia. Organização ACERVO DE ARTE SACRA - VISITAS GUIADAS Organização
VISITAS GUIADAS Visitas guiadas e subida à torre da Igreja Matriz da Praia da Vitória (17 a 22 de Outubro, tarde). Visitas diurnas (diariamente, excepto 21 de Outubro, das 10h às 12h e das 14h às 17h) e nocturnas (22 de Outubro, das 19h às 22h). Organização INAUGURAÇÃO DA COLEÇÃO VISITÁVEL VITAE: O PROJETO - EXPOSIÇÃO A exposição visa apresentar o Projeto da Coleção Visitável Vitae que será implementado nos espaços anexos desta Igreja com inauguração prevista para 18 de Maio de 2017. Com esta exposição pretende-se apresentar uma peça de cada tipologia do acervo dos núcleos que constituirão a Coleção Visitável - imagens, alfaias litúrgicas, ourivesaria, cerâmica, paramentos - e descodificar, em simultâneo, o significado e valor intrínseco a cada uma. Deste modo, pretende-se educar a comunidade para com o seu património religioso, sensibilizar para a sua proteção e valorização, bem como promover a Fé através da cultura. Para complementar esta atividade, na palestra pretende-se apresentar e divulgar o Projeto da Coleção Visitável à comunidade, explicando que a Coleção Visitável Vitae resulta fundamentalmente da vontade de preservar uma memória coletiva da Paróquia, albergando os bens culturais, instrumento permanente de formação e recurso inesgeotável de apreciação cultural, que propõe um novo olhar sobre a arte religiosa, enquanto expressão do culto, e integrada no âmbito litúrgico para o qual foi concebida. Descodificando a mensagem intrínseca em cada obra, para além da análise material, oferecer-se-á uma abordagem contextualizada, radicada na própria essência da experiência religiosa e inserida num mais amplo programa de comunicação, em particular, através da interpretação iconográfica, como fator valorativo e enriquecedor da visita a um templo católico. Organização UM OBJETO E SEUS DISCURSOS: CRUCIFICAÇÃO DE CRISTO, COM AS INSÍGNIAS DA PAIXÃO E MORTE DO SENHOR, DE JOÃO FLORES - PEÇA EM DESTAQUE Jesus Cristo crucificado, escultura do séc. XX, em marfim de cachalote. A figura está representada agonizante, usando cendal drapeado à cintura, preso por corda e de ponta pendente. Representação realista das chagas. Cruz e peanha também em marfim de cachalote. Placa com inscrição "INRI" em marfim de cachalote, marcada a vermelho. Composição da cena inclui alguns dos instrumentos da Paixão: a "Santa Esponja" e a "Santa Lança", o martelo e o alicate. Faz parte de coleção adquirida pela Região Autónoma dos Açores aos herdeiros do artífice. Organização DA RECLUSÃO À DIVULGAÇÃO: O PERCURSO DAS LIVRARIAS E ARQUIVOS CONVENTUAIS - EXPOSIÇÃO Organização 1º ANIVERSÁRIO DA INSCRIÇÃO PELA UNESCO NO REGISTO DE MEMÓRIA DO MUNDO DOS «COMENTÁRIOS» DO BEATUS DE LIEBANA - COLÓQUIO 1º aniversário da inscrição pela UNESCO no Registo de Memória do Mundo dos «Comentários» do Beatus de Liebana, sobre o Apocalipse, onde se insere o Livro do Apocalipse de Lorvão, património à guarda da Arquivo Nacional da Torre do Tombo e o Livro do Apocalipse de Alcobaça, património à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal. Organização O INGRESSO NA VIDA RELIGIOSA: ESCRITURAS DE DOTE DO CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE BEJA – MOSTRA DOCUMENTAL Mostra documental alusiva aos procedimentos inerentes à entrada para a vida religiosa no Convento de Nossa Senhora da Conceição de Beja. O ingresso na vida religiosa no Convento estava condicionado ao pagamento do dote que tinha como principal finalidade assegurar a sobrevivência da religiosa e financiar o funcionamento do Convento. As condições do pagamento do dote eram definidas numa escritura de dote onde constavam as obrigações do dotador e do Convento. Esta documentação apresenta-se como importante fonte de informação para o estudo da realidade vivida naquela época. Organização APRESENTAÇÃO DE INICIATIVAS DE DIVULGAÇÃO DO PATRIMÓNIO PAROQUIAL Apresentação de secção com coletânea de textos sobre imagens religiosas da paróquia publicados na Folha Informativa electrónica em conjunto com as respectivas fotografias. Lançamento de projecto de levantamento da história da paróquia, igreja e património recorrendo às memórias de alguns paroquianos e outras fontes históricas. Organização
(RE)UTILIZAÇÃO DE BENS CULTURAIS: FRAGMENTOS DE MANUSCRITOS E REGISTOS PAROQUIAIS - MOSTRA DOCUMENTAL/EXPOSIÇÃO Fragmentos de manuscritos cujo conteúdo seja litúrgico e/ou religioso e livros de registos paroquiais. Organização INVENTÁRIO ARTÍSTICO DA ARQUIDIOCESE DE ÉVORA Até 23 de Outubro, Loja do Fórum Eugénio de Almeida (10h00-18h00) Organização ICONÓSTASE - EXPOSIÇÃO Organização A ÚLTIMA ROTA DA TRANSUMÂNCIA - EXPOSIÇÃO Organização
COMEMORAÇÃO DOS 300 ANOS DA EMBAIXADA DE D. JOÃO V AO PAPA CLEMENTE XI 1716-2016 - VISITAS LIVRES D. João V, cujo reinado foi um dos mais significativos para a diplomacia portuguesa, fez desta Embaixada o ponto alto de ostentação ao enviar a Roma D. Rodrigo Annes de Sá Almeida e Meneses, 3º Marquês de Fontes, ao Papa Clemente XI a 8 de julho de 1716, para obter algumas prerrogativas para a Igreja Portuguesa. Assim, a 7 de novembro do mesmo ano o Papa emite uma Bula em que atribui o estatuto de Patriarcal à cidade de Lisboa. O Museu Nacional dos Coches inclui no seu acervo, o conjunto dos três coches triunfais que integraram a referida Embaixada - O Coche do Embaixador, o Coche dos Oceanos e o Coche da Coroação de Lisboa. Mandados construir em Roma revelam uma grande qualidade artística nos grupos escultóricos representados cuja mensagem alegórica dá ênfase ao Título de Estado que D. João V possuía por direito, «Senhor da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia». Esta exposição apresenta-se como uma viagem ao passado recordando a importância das Embaixadas e Entradas Solenes nas cortes europeias, de que se destaca a memória inesquecível deste grandioso dia. Organização VISITA GUIADA AO MUSEU Falar na valorização, salvaguarda e conhecimento do património da igreja, a nível de arte, é como falar no poder económico verificado na Madeira devido as trocas comerciais, com o seu ponto alto na década de 20 do século XVI. A principal missão deste espaço museológico é dar a conhecer aos visitantes os principais testemunhos históricos da produção e tecnologia açucareira, no período em que esta esteve no seu auge, marcando um dos ciclos económicos mais significativos de toda a história do arquipélago. O museu apresenta no seu espólio, a colecção de escultura, ourivesaria e mobiliário, património que reflecte o poderio económico derivado do ciclo do açúcar denominado como "ouro branco". Organização SÃO LUÍS DE TOLOSA: ICONOGRAFIA E OBRA DE UM SANTO, ATRAVÉS DE DUAS ESCULTURAS - VISITAS GUIADAS Com enfoque na estatuária religiosa e o seu papel na arte arte sacra católica, esta visita orientada põe em evidência a iconografia e iconologia da representação de São Luís de Tolosa, assim como os aspetos técnicos de realização da escultura em madeira destas épocas, através de duas obras: uma do século XVII (proveniente do Convento de Santa Clara, incorporada no museu em 1994); e uma escultura do século XVIII, proveniente da Igreja da Lombada da Ponta do Sol, trazida de empréstimo para o programa de atividades em curso. Visitas conduzidas por Martinho Mendes. Organização Morada VISITAS GUIADAS COM AULA-CONFERÊNCIA Visita guiada à Exposição "Pinturas Francas" de Diogo Goes, pelo próprio autor e uma outra à Exposição "Paris Horizonte Fatal" dos irmãos Franco, pela Gestora Cultural e responsável pelo museu, Esmeralda Lourenço. A visita contará com grupos de no máximo 25 pessoas, com marcação prévia. O público será a população adulta em geral. A Aula- conferência terá o seu enfoque na estatuária religiosa em exposição no museu. Abordaremos os aspectos iconográficos, assim como os aspetos técnicos da realização de três esculturas de Francisco Franco, escultor de referência do modernismo português: 1ª - O esboceto de Adão e Eva - 1922-1923; 2ª - O Estudo p/ estátua do Bispo de Lamego, D. Miguel de Portugal – 1950; 3ª - O Estudo para friso do Apostolado Fachada da Igreja de Nª Sª Fátima em Lisboa - 1938. Organização (RE) VER A ARTE CRISTÃ NO DISTRITO DE PORTALEGRE - MOSTRA DOCUMENTAL Organização FONTES PARA O CONHECIMENTO DO PATRIMÓNIO RELIGIOSO, CUSTODIADAS PELO ARQUIVO DISTRITAL DO PORTO - MOSTRA DOCUMENTAL Organização
PATRIMÓNIO ARQUIVÍSTICO RELIGIOSO NO ARQUIVO DISTRITAL DE SETÚBAL - MOSTRA DOCUMENTAL Estarão patentes documentos pertencentes a diversos fundos documentais à guarda do Arquivo Distrital de Setúbal. Organização VISITA AO NÚCLEO MUSEOLÓGICO DA CAPELA DO ESPIRITO SANTO DOS MAREANTES A Capela e Sprital do Espirito Santo erigidos por mareantes sesimbrenses em finais do século XV, e dedicado ao culto ao Espirito Santo/Corpo Santo e à assistência e apoio dos mais carenciados, tornou-se a partir de 2004, e após as obras de recuperação de todo o edifício, num dos pólos do Museu Municipal de Sesimbra, ou seja, o Núcleo Museológico da Capela do Espirito Santo dos Mareantes. No local da antiga capela, piso superior, podem-se observar obras de arte dos séculos XV ao XVIII, das quais se salienta a obra atribuída a Gregório Lopes "Nª Srª da Misericórdia", e no piso inferior observam-se as estruturas do hospital quinhentista. Organização UM QUADRADO CHAMADO AZULEJO O conjunto original de 9 painéis, realizados pelo mestre P.M.P., durante o primeiro quartel do século XVIII, retratam a vida de D. Frei Aleixo de Meneses, prior do convento da Graça, constitui, provavelmente, o maior conjunto de painéis historiados com uma narrativa única existente em Portugal. O restauro dos painéis efetuado em 2015 mereceu uma menção honrosa no concurso SOS Azulejo Organização DA ORIGEM DAS CORES AO COLORIDO NA PINTURA - VISITA GUIADA Como se obtinha o azul? E o verde? E o vermelho? Qual o modo de preparação das tintas? Desde há muitos séculos atrás que os pigmentos naturais eram utilizados na pintura, sendo os responsáveis pela cor que surgia nas obras dos artistas. Esta visita trata do processo de elaboração das diferentes cores, utilizadas na pintura do Renascimento, tal como se preparavam na altura. Organização SANTOS DA CASA: QUEM SÃO E COMO SÃO FEITOS? - VISITA GUIADA Percorrendo a colecção de escultura barroca, conhece-se quem está representado, verificam-se os materiais empregues e experimentam-se técnicas de execução. Madeiras, goivas, plainas e punções, entram em acção nesta visita. Organização GRÃO VASCO, UM PINTOR INOVADOR - VISITA GUIADA A pintura portuguesa de quinhentos foi influenciada pela arte e pelos artistas da Flandres mas também de Itália. Que contributo tiveram estas influências na pintura antiga do Museu? E quais as características da obra de Vasco Fernandes? Esta visita incide sobre a colecção de pintura renascentista, identificando as suas particularidades e analisando o contexto em que foi produzida. Organização NA CADEIRA DE SÃO PEDRO - VISITA GUIADA Sentar-se na cadeira de São Pedro, vestir a sua capa e segurar nas chaves do céu pode ser uma experiência única. Desta forma lúdica ficamos a conhecer melhor a obra-prima do pintor Grão Vasco. Organização ALBUM DE PHOTOTYPIAS DA EXPOSIÇÃO RETROSPECTIVA DE ARTE ORNAMENTAL EM LISBOA E A CAPELA DE S. JOÃO BAPTISTA - PHOTOGRAPHIAS - Exposição virtual Exposição virtual com imagens do arquivo fotográfico à guarda do CPF tendo os objetos religiosos como tema. Publicação de um álbum na página no Facebook do CPF com uma pequena exposição sobre o tema em apreço, composta por 6 imagens. No dia 17 de outubro será publicado o álbum com estas imagens Nos dias subsequentes e até dia 23 será dado destaque a cada uma das 6 imagens da Coleção de Álbuns Fotográficos do CPF. Organização
RE(VER) A ARTE CRISTÃ NO PATRIMÓNIO DE ÁGUEDA: 'UM TETO DE CARIDADE DO PINTOR LUIGI MANINI' - VISITA GUIADA Visita ao estaleiro de obra de conservação e restauro do teto da Capela da Misericórdia de Águeda. Organização RE(VER) A ARTE CRISTÃ NO PATRIMÓNIO DE ÁGUEDA: 'A VIAGEM DE COMBOIO DE UM CONVENTO DE LISBOA (SANTA TERESA DE CARNIDE) PARA FERMENTELOS, ÁGUEDA' - VISITA GUIADA Visita guiada à igreja paroquial e espaço museu. Organização RE(VER) A ARTE CRISTÃ NO PATRIMÓNIO DA IGREJA MATRIZ DE FERMENTELOS - VISITA GUIADA E CONCERTO Destaque no portal do ADAVR do Fundo Paroquial de Fermentelos, na sua totalidade já disponível em formato digital; 'A Viagem de comboio de um Convento de Lisboa para Fermentelos, Águeda' – visita guiada à igreja paroquial e espaço museu. Atuação da Banda de Fermentelos. Organização
O NOSSO MAIOR PATRIMÓNIO SÃO OS POBRES - EXPOSIÇÃO A ideia original consiste em eleger uma fotografia que tenha sido publicada num órgão de comunicação social sobre uma das «muitas pobrezas atuais, da emigração à guerra, da iliteracia ao abandono das pessoas» e relacionar essa foto com uma das 14 obras de misericórdia. Feita a catequese, associam-se essas duas realidades a uma obra de arte sacra de cada uma das 13 paróquias da ouvidoria. Organização COLEÇÃO VISITÁVEL VITAE: O PROJETO - PALESTRA Visa apresentar o Projeto da Coleção Visitável Vitae que será implementado nos espaços anexos desta Igreja, com inauguração prevista para 18 de Maio de 2017. Com esta exposição pretende-se apresentar uma peça de cada tipologia do acervo dos núcleos que constituirão a Coleção Visitável - imagens, alfaias litúrgicas, ourivesaria, cerâmica, paramentos - e descodificar, em simultâneo, o significado e valor intrínseco a cada uma. Deste modo, pretende-se educar a comunidade para com o seu património religioso, sensibilizar para a sua proteção e valorização, bem como promover a Fé através da cultura. Para complementar esta atividade, na palestra pretende-se apresentar e divulgar o Projeto da Coleção Visitável à comunidade, explicando que a Coleção Visitável Vitae resulta fundamentalmente da vontade de preservar uma memória coletiva da Paróquia, albergando os bens culturais, instrumento permanente de formação e recurso inesgotável de apreciação cultural, que propõe um novo olhar sobre a arte religiosa, enquanto expressão do culto, e integrada no âmbito litúrgico para o qual foi concebida. Descodificando a mensagem intrínseca em cada obra, para além da análise material, oferecer-se-á uma abordagem contextualizada, radicada na própria essência da experiência religiosa e inserida num mais amplo programa de comunicação, em particular, através da interpretação iconográfica, como fator valorativo e enriquecedor da visita a um templo católico. Organização RE(VER) A ARTE CRISTÃ COM SÃO LUCAS: 'ARQUIVOS RELIGIOSOS DA CIDADE DE AVEIRO - DESCODIFICAR E PESQUISAR GENEALOGIAS' - WORKSHOP Visita guiada à igreja paroquial e espaço museu. Organização RE(VER) A ARTE CRISTÃ COM SÃO LUCAS: MISSA DE SÃO LUCAS Organização
INVENIRE Nº 12 - APRESENTAÇÃO Sessão de lançamento do Nº 12 da Invenire: Revista de Bens Culturais da Igreja, com apresentação a cargo de Francisco Pato de Macedo. Organização RE(VER) A ARTE CRISTÃ: IGREJA DE SANTA CRUZ DE COIMBRA - CONFERÊNCIAS-VISITA (Re)Ver a Arte Cristã pretende valorizar e fomentar uma das mais fascinantes valências do património da Igreja, ao serviço da missão que lhe está confiada. Descodificando a mensagem intrínseca em cada obra, oferece-se uma abordagem contextualizada, radicada na própria essência da experiência religiosa e inserida num mais amplo programa de comunicação, em particular, através da interpretação iconográfica. Conduzem esta edição as historiadoras Maria de Lurdes Craveiro e Joana Antunes, num percurso pela igreja do antigo mosteiro de Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Organização FILME SOBRE O MUSEU DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA - LANÇAMENTO No contexto da celebração do Centenário das Aparições, a equipa do Museu do Santuário de Fátima apresenta um filme sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da atividade museológica do Santuário de Fátima, nomeadamente no que respeita ao estudo das coleções, à preservação do espólio que o Museu custodia e à exposição pública de parte desse espólio. Organização RE(VER) A ARTE CRISTÃ COM SÃO LUCAS Publicação online no portal do ADAVR da obra "Domus. Ecclesiae. Aveirense." Arquivos Religiosos da cidade de Aveiro. 'Arquivos religiosos da cidade de Aveiro – descodificar e pesquisar genealogias? – workshop de trabalho Organização APRESENTAÇÃO DE GUIA HISTÓRICO E ARTÍSTICO - VISITA GUIADA Apresentação de um folheto informativo sobre a Igreja Paroquial da Ameixoeira, seguida de uma visita ao templo e a algum património de especial interesse. Será acompanhado de pequenos apontamentos musicais. Organização S. JERÓNIMO ATRAVÉS DAS SUAS REPRESENTAÇÕES NO MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS - VISITA GUIADA Visita, precedida de enquadramento histórico. Organização A NATIVIDADE ATRAVÉS DAS SUAS REPRESENTAÇÕES NO MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS - VISITA GUIADA Visita, precedida de enquadramento histórico. Organização LEITURA ICONOGRÁFICA DAS PLANTAS REPRESENTADAS NA IGREJA DO MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS [A CONFIRMAR] - VISITA GUIADA Visita, precedida de enquadramento histórico. Organização SÃO LUCAS RETRATANDO A VIRGEM - VISITA ORIENTADA A partir da obra do pintor Hugo van der Goes vamos olhar outras pinturas e pessoas que representaram ou refletiram sobre a figura da Virgem Maria. Organização OBRAS PROVENIENTES DOS CONVENTOS EXTINTOS A coleção do MNAA começou por se formar a partir de objetos provenientes dos conventos extintos ao longo do século XIX. Nesta visita iremos observar algumas dessas obras estabelecendo relações entre elas, seja através do seu local de origem ou encomenda. Organização O ESPÓLIO DA MISERICÓRDIA DO FUNCHAL: DA CAPELA DE S. LUÍS DE TOLOSA À COLEÇÃO DE ARTE PORTUGUESA NO 1ºANDAR - VISITA GUIADA Percurso de observação e diálogo que articula a capela ao primeiro andar do museu. Abordar-se-ão aspetos que interligam a história da Capela de São Luís de Tolosa (fundação, arquitetura e evocação) e as diferentes tipologias de objetos de arte sacra provenientes da Misericórdia do Funchal (pintura, ourivesaria, escultura, documentos gráficos) expostos, na sua grande maioria, neste local, desde 2008. Visita conduzida por Elisa Vasconcelos e Martinho Mendes. Organização SÃO LUCAS - O EVANGELISTA DA MISERICÓRDIA, POR D. TEODORO DE FARIA, BISPO EMÉRITO DO FUNCHAL - PALESTRA Evocação do evangelista São Lucas no dia em que é celebrado pelo calendário católico, analisando as suas narrativas em relação ao sentido da Misericórdia. Organização VISITAS GUIADAS À IGREJA COLEGIADA DE OURÉM E AO CONSOLATA MUSEU| ARTE SACRA E ETNOLOGIA - FÁTIMA Esta iniciativa procura promover a reflexão e partilha do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas, mas também debater novas propostas de atuação, avaliar dificuldades e identificar os principais desafios a enfrentar. O tema proposto para o presente ano é «(Re)Ver a Arte Cristã». Instrumento permanente de formação e recurso inesgotável de apreciação cultural, visa um novo olhar sobre a arte cristã, enquanto expressão do culto e radicada na própria essência da experiência religiosa. Organização PATRIMÓNIO DA IRMANDADE DOS CLÉRIGOS - VISITAS GUIADAS O guia da Irmandade dos Clérigos vai percorrer a história desta Irmandade e dos seus vários espaços expositivos com o seu acervo, dará a conhecer a Coleção dos Christus, embarcando numa viagem pelo tempo e pelo espaço, onde a Arte e a Religião se complementam. Organização PELE, PAPEL, TINTA E PRELO: OS LIVROS MEDIEVAIS E A TRANSMISSÃO DO SABER - VISITA GUIADA A Biblioteca Pública Municipal do Porto possui um dos mais importantes acervos nacionais de manuscritos medievais e de edições do período de nascimento da imprensa. Essas obras, provenientes na sua maioria de instituições eclesiásticas, permitem reconstituir importantes etapas da evolução de livro no final da Idade Média e, sobretudo, compreender as práticas de fabrico e uso do livro, desde o século IX ao século XVI. Os códices e cimélios selecionadas para integrar a exposição 100 tesouros da biblioteca Pública do Porto serão aqui visitados também em busca da arte, do culto, da literatura e das ciências que nos transmitiram e preservaram. Visita conduzida por José Meirinhos. Organização MUSEU ABERTO E VISITA ACOMPANHADA Excepcionalmente, o Museu estará aberto no horário normal. Às 15h00 à visita acompanhada, incluindo corredor nobre. Organização
RE(VER) A ARTE CRISTÃ NA SÉ DE AVEIRO - VISITA GUIADA Visita guiada à Catedral: Capela da Visitação. Conduzida por Andreia Lourenço. Organização "A ÚLTIMA CEIA DE HODART SEGUNDO S. LUCAS E OUTROS" - VISITA ORIENTADA Visita orientada por Pedro Ferrão. Organização IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ÉVORA, CAPELA DOS OSSOS E NÚCLEOS MUSEOLÓGICOS - VISITA GUIADA A Igreja de São Francisco é um dos imóveis mais relevantes da cidade de Évora, tendo sido alvo de uma importante obra de recuperação e restauro e reaberta ao público no início do corrente ano. A visita inclui a Capela dos Ossos e ainda os dois núcleos museológicos, recentemente abertos ao público, um dedicado a arte sacra e um outro que acolhe uma coleção de presépios. Visita conduzida por Artur Goulart de Melo Borges. Organização RE(VER) A ARTE CRISTÃ NO PATRIMÓNIO DE ÍLHAVO: 'PATRIMÓNIO RELIGIOSO DE ÍLHAVO' - VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO DE PATRIMÓNIO DO CONCELHO DE ÍLHAVO Visita guiada à exposição de Património do Concelho de Ílhavo no Centro Cultural de Ílhavo e igreja Matriz de Ílhavo Organização RE(VER) A ARTE CRISTÃ NO PATRIMÓNIO ILHAVENSE Destaque no portal do ADAVR do Fundo Paroquial de Ílhavo, na sua totalidade já disponível em formato digital; 'Património religioso de ílhavo' – visita guiada à exposição. Organização MUSEU DA MÚSICA - VISITA GUIADA Visita à exposição permanente destacando algumas peças relacionadas com o património da Igreja, nomeadamente iconografia, instrumentos de uso na liturgia entre outros. Organização "EU NÃO VIAJO, EVOLUO: RETROSPECTIVA JOSÉ ESCADA" - VISITA GUIADA Evocação da vida e obra de um artista plástico cujo percurso artístico se iniciou nos anos 50 do século XX no contexto do Movimento de Renovação da Arte Religiosa (MRAR) Organização O QUE DESCOBRIU A CONSERVAÇÃO NAS PINTURAS DA IGREJA MATRIZ DE PÊRA! - APRESENTAÇÃO No decurso das acções de conservação e restauro das telas da Igreja Matriz de Pêra foram colocados a descoberto alguns pormenores que deixam sobressair outras intervenções e usos, conferindo um novo olhar sobre as mesmas. Apresentação por Andreia Machado. Organização CASA DA PRELADA: PATRIMÓNIO, TERRITÓRIO E MEMÓRIA DA MISERICÓRDIA DO PORTO - VISITA ORIENTADA Visita orientada à Casa da Prelada, à Biblioteca e ao Arquivo Histórico da Misericórdia do Porto, onde será realizada uma apresentação de documentos do acervo relacionados com o património arquitetónico religioso e com a atividade do culto da instituição. Organização
RE(VER) A ARTE CRISTÃ NA SÉ DE AVEIRO - VISITA GUIADA Visita guiada à Catedral: os Painéis de Azulejos. Conduzida por Andreia Lourenço. Organização ARTE RELIGIOSA - MOSTRA DOCUMENTAL Mostra composta essencialmente com contratos de construção de altares. Terão lugar visitas guiadas a várias áreas funcionais do ADE (serviço de referência e leitura, tratamento documental, unidade de transferência de suporte e depósitos) com uma duração aproximada de uma hora. Organização IMAGENS E LITURGIA NA IDADE MÉDIA - 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA ARTE Iniciativa conjunta do Instituto de Estudos Medievais e do Secretariado Nacional Bens Culturais da Igreja, pretende debater a temática da arte figurativa cristã, suas relações geográficas, intercâmbios culturais e afinidades estéticas. Com a participação de reputados especialistas, nacionais e internacionais, oriundos de mais de uma dezena de instituições. Momento privilegiado de partilha e debate das mais recentes investigações, destina-se a todos os interessados, mais ou menos especializados nestas matérias. Organização
Esta sessão visa promover uma reflexão sobre a importância dos acervos documentais como parte integrante do património eclesiástico. Para tal, serão apresentados alguns conceitos como património religioso, arquivo religioso e suas tipologias. Será também realizada uma visita guiada ao Centro de Documentação de Instituições Religiosas e da Família, com apresentação de alguns documentos do acervo digital. Este Centro dedica-se ao levantamento dos acervos paroquiais da Diocese de Setúbal, realizando a sua inventariação, descrição arquivística, conservação e digitalização, disponibilizando-os para consulta em formato digital nas suas instalações. Organização RE(VER) A ARTE CRISTÃ NA SÉ DE AVEIRO - VISITA GUIADA Visita guiada à Catedral: o Cruzeiro de S. Domingos. Conduzida por Andreia Lourenço. Organização SESSÃO DE HISTÓRIA LOCAL - À DESCOBERTA DE BRAGA: BRAGA: CIDADE DOS ARCEBISPOS O conhecido epíteto que classifica Braga como "Cidade dos Arcebispos" deve-se ao facto dos detentores deste título eclesiástico terem sido senhores da cidade durante quase sete séculos. A Carta de Couto inicialmente concedida pelos condes portucalenses em 1112 e com poderes reforçados por D. Afonso Henriques em 1128, foi interrompida em 12 de janeiro de 1402 para voltar a ser retomado sete décadas após, a 12 de março de 1472. Desde aí, até 1792, os Arcebispos acumulavam a sua liderança religiosa, à gestão administrativa do termo de Braga, sobre o qual cobravam impostos e impunham as suas leis. A história eclesiástica de Braga assinala S. Pedro de Rates como o primeiro bispo, embora só haja confirmação documental a partir de D. Paterno no ano 404. Dos primeiros séculos saliente-se o papel decisivo de S. Martinho de Dume (562-579) e S. Frutuoso (656-665). Após a refundação da diocese e da cidade em 1070 por intermédio do rei D. Garcia, destaque-se o papel de D. Pedro (1071-1091), bem como os seus sucessores S. Geraldo de Moissac (1096-1108), D. Paio Mendes (118-1137) e D. João Peculiar (1138-1175). Algum tempo mais tarde, Braga assiste à chegada do prelado mais importante da sua história: D. Diogo de Sousa (1505-1532), que reformula toda a vida urbana, económica e eclesiástica da cidade. Entretanto passam pela cadeira arcebispal homens de boa memória como D. Frei Bartolomeu dos Mártires (1559-1582) ou D. Frei Agostinho de Jesus (1588-1609). O século XVIII fica inevitavelmente vinculado à obra de dois arcebispos: D. Rodrigo de Moura Telles (1704-1728) e D. José de Bragança (1741-1756). O final do século fica marcado pelas iniciativas de D. Frei Caetano Brandão (1790-1805). Apresentação pelo Cón. José Paulo Abreu. Organização CONCERTO DE ÓRGÃO PELO ORGANISTA JOÃO HENRIQUES O órgão barroco do Mosteiro de Santa Cruz é um instrumento fabricado pelo mestre Manuel Benito Gomes de Herrera, entre 1719 e 1724, sendo considerado na época com um dos melhores da Europa. Após a extinção das ordens religiosas e com a saída dos cónegos regrantes do seu mosteiro, o órgão entrou num processo de degradação até aos nosso dias. O seu restauro foi levado a cabo entre 2004 e 2008 pela Oficina e Escola de Organaria de Pedro Guimarães e Beate von Rodhen, que recuperou completamente o instrumento, fazendo-o regressar ao nível harmónico de 1724. Organização ITINERÁRIOS DE LISBOA: OS RETÁBULOS DAS IGREJAS DO CHIADO - VISITA GUIADA Visita a algumas das mais emblemáticas igrejas desta nobre zona de Lisboa, nomeadamente São Roque, Mártires e Encarnação, enquadrando as mesmas na sua evolução histórica e abordando a arquitectura e soluções decorativas das mesmas, dando especial destaque aos retábulos. Visita conduzida por Nuno Frazão. Organização ARREPENDIMENTO BARROCO - SÃO PEDRO, PINTURA DESCONHECIDA DE UMA COLEÇÃO PARTICULAR MADEIRENSE - VISITA GUIADA Exposição de três pinturas do século XVII representando "São Pedro" integrado na iconografia de São Pedro penitente ou Lágrimas de São Pedro, tema tão amado pela Contrarreforma. Duas pinturas são da coleção do Museu Quinta das Cruzes e a outra de uma coleção particular madeirense foi especialmente emprestada para esta exposição, sendo, assim, possível, deambular pela hagiografia do santo como pela iconografia deste tema, num tempo que seguiu as diretrizes tridentinas. O projeto Obra Convidada integra-se num conjunto de iniciativas promovidas pela Direção de Serviços de Museus e Património Cultural da Direção Regional da Cultura da Madeira, visando implementar dinâmicas de divulgação das coleções dos museus em diálogo com coleções privadas, quer regionais, ou nacionais, permitindo diálogos e estudos entre as obras de coleções privadas e o espólio dos museus da Região Autónoma da Madeira, numa relação concertada de laços institucionais. Visita conduzida por Francisco Clode de Sousa. Organização O RESTAURO DAS ESCULTURAS DA SÉ DE SILVES - PALESTRA Palestra de Ana Mascarenhas (Conservadora Restauradora), com introdução do Pe. Carlos de Aquino (Director do Secretariado Diocesano do Património Cultural da Igreja da Diocese do Algarve) e contextualização por Luís Santos, da Paróquia de Silves. Organização DIA ABERTO NA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA TOUREGA - VISITA GUIADA Apresentação dos trabalhos de conservação/restauro do património móvel e integrado, que está a ser realizado pelas técnicas de conservação e restauro da Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Ângela Barrigó e Maria Oliveira. Os visitantes terão oportunidade de obter informações históricas e patrimoniais sobre esta igreja paroquial rural e a sua envolvente, nomeadamente as Ruínas Romanas da Tourega bem como de assistir aos trabalhos de conservação que estão a ser realizados. Contará também com a participação de alunos universitários ligados à vertente do Património do Departamento de História da Universidade de Évora. Organização VISITAS GUIADAS Visitas guiadas e subida à torre da Igreja Matriz da Praia da Vitória (tarde). Visitas diurnas (das 10h às 12h e das 14h às 17h) e nocturnas (das 19h às 22h). Organização MÚSICA DE BARRO: INSTRUMENTOS E ICONOGRAFIA MUSICAL NO RETÁBULO DA MORTE DE SÃO BERNARDO Os conjuntos escultóricos integrantes do acervo do Mosteiro de Alcobaça e datáveis do último terço do séc. XVII, faziam parte de retábulos, potenciando a sua leitura iconográfica e, acentuando a sua riqueza plástica. Estes, foram desmontados nas décadas de 30 e 40 do século XX, no decurso das obras de reintegração, a cargo da DGEMN. Subsiste o Retábulo da Morte de S. Bernardo, in situ, constituindo exemplar único do que terá sido a feição barroca da Igreja Abacial deste Mosteiro. Executado entre 1687 e 1690, constituído por esculturas de barro cozido, dourado e policromado, representa a morte de S. Bernardo, integrando no seu registo horizontal, a figura do Santo, agonizante, tendo a seus pés monges em lamentação, e à cabeceira, um conjunto de anjos músicos e respetivos instrumentos musicais. Pela sua qualidade plástica e aproximação do barroco clássico, tem sido alvo de qualificados estudos académicos, designadamente a tese de doutoramento do Professor Doutor Carlos Moura (Universidade Nova de Lisboa/FCSH) que integra também o contributo do Professor Doutor Luís de Sousa (Universidade Nova de Lisboa/FCSH) no estudo da respetiva iconografia musical. Organização RE(VER) A CATEQUESE NA ARTE CRISTÃ - VISITA GUIADA Organização BATALHA - UM LIVRO SEMPRE ABERTO, POR SAUL ANTÓNIO GOMES - VISITA GUIADA No âmbito do projeto "O Mosteiro (Re)visitado" 2016. Organização "O LIVRO DO ECLESIASTES" (VERSÃO DE DAMIÃO DE GÓIS), POR LUÍS MIGUEL CINTRA, SEGUIDO DE UM POEMA DE JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA - LEITURA ENCENADA Encerramento do ciclo "Et spiritus redeat ad Deum". Organização À DESCOBERTA DE BRAGA: GALERIA DOS ARCEBISPOS - VISITA GUIADA A Galeria dos Arcebispos situa-se no antigo edifício da Cúria, sito nos jardins do Paço Arquiepiscopal, com entrada pela rua D. Manuel Vieira de Matos (transversal da rua de Santa Margarida). Esta galeria expõe 142 telas com os retratos de todos os prelados da Igreja de Braga. Partindo de S. Pedro de Rates e outros bispos cuja existência não está historicamente assegurada, percorremos os protagonistas da história da cidade de Braga, entre os quais se conta S. Martinho de Dume, D. Paio Mendes, D. Diogo de Sousa, D. Frei Bartolomeu dos Mártires ou D. Rodrigo de Moura Telles. Este conjunto de telas foi mandado executar por D. Frei Agostinho de Jesus no final do século XVI, de forma a valorizar a história e a tradição da Igreja bracarense. A partir daí todos os Arcebispos passaram a mandar pintar o seu retrato. Antes disso, apenas D. Frei Bartolomeu dos Mártires e D. Diogo de Sousa foram retratados. Organização ARTE DOS FINGIDOS: TRÊS PALESTRAS E UMA VISITA GUIADA AOS ESPAÇOS ALVO DE ESTUDO A iniciativa pretende sensibilizar o grande público para a expressão artística dos «fingidos», intensamente aplicados, entre 1777 e 1786, no mobiliário litúrgico do Mosteiro de São Martinho de Tibães, nomeadamente na Sala do Capítulo Geral, nos Aposentos do Abade Geral, em capelas da Igreja e até no Grande órgão de tubos, segundo a moda vigente do período Rococó em que muito se imitaram pedras nobres e madeiras exóticas. As obras deste período, neste cenóbio, têm muitos aspectos em comum que se pretende realçar, tais como: 1) a relação entre mármores verdadeiros e os efeitos marmoreados decorrentes da sua transposição pictórica em elementos de madeira de castanheiro. A chamada «Capellinha do Reverendíssimo» servirá de suporte a esta abordagem; 2) a importância de que se revestem os documentos arquivísticos deixados pela Ordem beneditina, para ter uma melhor processão dos diferentes parâmetros - materiais, geográficos, económicos e sociais - então em jogo, na concretização de obras religiosas de grande envergadura que envolviam membros da sociedade civil e uma das mais prestigiada comunidade de monges; 3) o contributo das Ciências na investigação sobre o Património Cultural para revelar as singularidades das criações Setecentistas que foram os «fingidos» do Mosteiro de Tibães. o Estudo da policromia do grande órgão de tubos, escrutinada nas suas mais ínfimas partículas por diversos métodos analíticos, permitiu descobrir realidades insuspeitas que serão divulgadas pela primeira vez. Organização OS RETÁBULOS DA IGREJA DA RAINHA SANTA ISABEL - VISITA GUIADA Visita guiada aos retábulos da igreja de Santa Clara-a-Nova, conduzida por Ana Rita Carvalho. Organização A IGREJA NA CIDADE. II JORNADA DE LITURGIA, ARTE E ARQUITECTURA - JORNADA Aqui onde nos encontramos, dificilmente entenderíamos uma "cidade" sem igreja. A "cidade" é onde vivemos, mas hoje não necessariamente onde moramos. Tradicionalmente e sociologicamente, a presença da igreja paroquial era elemento de referência agregador dos moradores na cidade que se estruturava em paróquias e freguesias. A relação do cidadão com a cidade evoluiu e com ela evoluíram as estruturas, a relação da Igreja com a cidade e das igrejas com a arquitectura. Antes da arquitectura vem o programa que define a encomenda do projecto. Este terá em conta a evolução urbanística e suas regras, tanto quanto a evolução pastoral e litúrgica da Igreja e suas relações com a actualidade urbana e cultural. Organização APRESENTAÇÃO DAS OBRAS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DO RETÁBULO EM TALHA DOURADA E TECTO COM PINTURAS DA CAPELA-MOR Retábulo em talha dourada do Século XVII, organizado em três tramos, posicionando-se nos dois laterais duas esculturas de vulto, São Bento e Santa Escolástica, atribuídas a Frei Cipriano da Cruz, de grande valor artístico em especial a figura de Santa Escolástica. Tecto em madeira do mesmo período, seccionado em 5 séries de caixotões, cada um deles contendo representação de uma cena da vida de São Bento. Apresentação por António Pereira e Rita Ramos. Organização CATEDRAL DE SANTARÉM, CORREDOR NOBRE E MUSEU DIOCESANO - VISITA ACOMPANHADA Visita acompanhada à Catedral, Corredor Nobre e Museu Diocesano de Santarém. Organização Contactos II MOSTRA DE DOCES CONVENTUAIS Mostra de Doces Conventuais. Pólo do Festival Nacional da Gastronomia. Organização IGREJA DE SANTA MARIA DO OLIVAL E A PRESENÇA TEMPLÁRIA EM TOMAR Visita guiada ao Castelo de Tomar e à igreja de Santa Maria do Olival que pretende abordar a presença templária em Tomar, levando os participantes a conhecer o imaginário e a paisagem templária do século XII. Organização CONCERTO DE OUTONO NO ÓRGÃO HISTÓRICO Com este concerto pretende-se valorizar o órgão histórico da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo, dando a conhecer à comunidade a música litúrgica, que retrata uma época histórica e que nos foi legada pelas gerações passadas. Organização RE(VER) A MISERICÓRDIA E A SANTIDADE NA ARTE CRISTÃ Colóquio, Concerto e encerramento da semana (Re)Ver Arte Cristã - 'Tesouros descodificados'. Participação e intervenções: Capella Antiqua; Relíquias têxteis de Santa Joana Princesa, por Maria João Mota e Mons. João Gaspar; Cruz-Relicário do Beato Francisco Marto (Centenário de Fátima), por Hugo Cálão e Irmã Cidália (ASM); Bandeira da Misericórdia de Aveiro (Ano da Misericórdia), por Liliana Cascais e Pe. Gustavo Fernandes. Organização APRESENTAÇÃO DAS OBRAS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DO RETÁBULO DA CAPELA-MOR Retábulo de altar em talha dourada, dos finais do século XVIII, transferido do antigo Convento do Desagravo de Lisboa em 1938. Apresentação das obras de conservação e restauro por Concepción Ballesteros. Organização PELE, PAPEL, TINTA E PRELO: OS LIVROS MEDIEVAIS E A TRANSMISSÃO DO SABER - VISITA GUIADA A Biblioteca Pública Municipal do Porto possui um dos mais importantes acervos nacionais de manuscritos medievais e de edições do período de nascimento da imprensa. Essas obras, provenientes na sua maioria de instituições eclesiásticas, permitem reconstituir importantes etapas da evolução de livro no final da Idade Média e, sobretudo, compreender as práticas de fabrico e uso do livro, desde o século IX ao século XVI. Os códices e cimélios selecionadas para integrar a exposição 100 tesouros da biblioteca Pública do Porto serão aqui visitados também em busca da arte, do culto, da literatura e das ciências que nos transmitiram e preservaram. Visita conduzida por José Meirinhos. Organização
Na sessão de lançamento estarão presentes a Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Dr.ª Mariana Chilra, o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida, Cónego Dr. Eduardo Pereira da Silva, o coordenador técnico-científico do projeto, Dr. Artur Goulart e Dr.ª. Ana Cristina Pais, historiadora de arte. Arte Sacra no Concelho de Alandroal apresenta diversas peças que resultam do levantamento, estudo e catalogação do património artístico disperso por igrejas, capelas, seminários e instituições religiosas do concelho, das quais se destaca uma pintura da autoria de Francisco Nunes Varela, prolífero pintor eborense com atividade registada durante a segunda metade do século XVII. Para além de excelente pintor, com obra dispersa pela arquidiocese, foi ainda autor de projetos de ornamentação sacra, como por exemplo o sepulcro da capela-mor da igreja da Misericórdia de Évora. Segundo o historiador de arte Vitor Serrão, a elegante Imaculada Conceição da matriz do Alandroal é porventura o seu trabalho mais importante |