Faixa publicitária

PESQUISA SIMPLES



Milene Gil

Especialidade
Pintura mural
Localidade
Évora
Contactos

Centro HERCULES, Universidade de Évora

Largo marquês de Marialva, 8

7000-809 Évora

TM 917 354 711

milenegil@gmail.com

Empresa
Laboratório HERCULES

Início da actividade profissional em Conservação e Restauro de Pintura Mural em 1995, tendo realizado estágios de aperfeiçoamento e trabalhos no estrangeiro, nomeadamente no Instituto Central de Roma (ICR, Itália), no laboratório de restauro de Pompei (Itália), no Centro de Pintura Mural Fragmentária (CEPMR, Soissons, França), na Fachhochulen/Hidesheim (Alemanha) e no Mosteiro del Suryan-Wady Natrun (Egipto). Em Portugal, para além de trabalhos com ateliers privados, colaborou com ESCR e ICR no restauro da Igreja do Loreto, com o Instituto José de Figueiredo (actual IMC) na Sé do Porto e IPPAR ( actual IGESPAR) no exame e diagnóstico das pinturas da Aula/Basílica de Tróia e no controlo do impacto ambiental nas decorações parietais da gruta do Escoural. Participação como investigadora ou consultora em projectos FCT e IGESPAR.

Experiência de ensino na área de Pintura Mural e (co)autora de artigos sobre a temática em revistas nacionais e internacionais. Monitora de vários workshops sobre métodos tradicionais de preparação de terras coradas para execução de pinturas a cal. Autora e apresentadora dos documentários PinturaMural2D-Murais em risco no Alentejo, disponível em http://vimeo.com/32848406" target="_blank">http://vimeo.com/32848406">http://vimeo.com/32848406 e As cores do Alentejo: uma viagem entre a Ciência e a tradição, disponível em http://vimeo.com/23162373.

" target="_blank">http://vimeo.com/23162373">http://vimeo.com/23162373.

2012: Estudante de Pós-doutoramento no Laboratório HERCULES (Universidade de Évora) com o projecto Pinturas Murais2D: Murais em risco no Alentejo- Degradação e Diagnóstico ( REF. FCT/SFRH/BPD/63552/2009); 2010: Doutoramento em Conservação e Restauro pela FCT/UNL,na especialidade Teoria, História e Tecnica da produção artística, com o projecto intitulado: A conservação da pintura mural nas fachadas alentejanas- estudo científico dos materiais e tecnologias antigas da cor ( REF. SFRH/BD/12636/2003); 2003: Pós-graduação em Química aplicada ao Património Cultural da Faculdade de Ciências de Lisboa (FC); 2001: Licenciatura em Conservação e restauro pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), com o projecto final sobre consolidantes utilizados em Pintura Mural; 1997: Bacharelato em Conservação e Restauro pela Escola Superior de Conservação e Restauro de Lisboa (ESCR).

Membro do Centro de Arqueologia de Almada, International Council of Museums (ICOM-CC), Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal (ARP) e Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa (CFAUL).

Imagens (1)

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados