https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/959143Cabecalho10.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/937150Cabecalho1.jpglink
https://www.bensculturais.com/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/501694Cabecalho12.jpglink

INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja

Nº 13 já disponível Investigação, Obras em destaque, Portfolio, Perfil, Projectos, Recensões, Livros

Inventário Online

Motor de busca para pesquisa conjunta dos inventários de Bens Culturais da Igreja disponíveis online, com sistema In Web.

Portal Cesareia

CESAREIA: conheça o portal e catálogo colectivo das bibliotecas eclesiais portuguesas, informação sobre as bibliotecas aderentes, horários, condições de acesso e notícias.   .

Funchal: Ícone - Beleza e Mistério

funchal masf

O MASF assinala o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, celebrado a 18 de outubro, com uma exposição que dá a conhecer um conjunto de ícones, existente no Funchal para devoção particular, reunido na Europa ao longo de vários anos.
A exposição constitui, desde logo, dada a natureza do museu que a acolhe, um exercício de diálogo entre o catolicismo e a arte sacra de tradição oriental.
Os ícones em exposição, datados entre o século XVIII e XX, são, na sua maioria, de produção russa, sendo possível observar e comparar diversas representações temáticas, ligadas ao antigo e novo testamento, bem como à vida de alguns santos, comuns entre as Igrejas Católica e Ortodoxa, ou exclusivos desta última.
Organizada, sobretudo, no sentido de divulgar alguns aspectos históricos e a profunda espiritualidade e função sacramental de um ícone, enquanto revelação do invisível, esta exposição insere-se, ainda, no espírito da (re)descoberta ocidental pela arte ortodoxa existente em coleções particulares, em museus ou igrejas em Portugal.

 

Mais informações

 

© Copyright 2012, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Todos os direitos reservados